Polêmico filme de Mel Gibson estréia nos EUA

Qua, 25 Fev - 11h34

BR Press

(BR Press) - Estréia nesta quarta-feira (25/02), nos Estados Unidos, o filme A Paixão de Cristo, dirigido por Mel Gibson, que há semanas vem despertando polêmica do Vaticano ao pouco católico território norte-americano, reacendendo discussões seculares sobre o anti-semitismo por parte de cristãos. Gibson, que é católico tradicionalista, refuta todas estas acusações, reforçadas por declarações bombásticas de seu pai, de que o "holocausto nunca existiu".

A ONG de defesa judaica Liga Antidifamação acusou o filme de colocar a culpa pela morte de Cristo exclusivamente nos judeus. Gibson tenta obter o aval da Igreja parta o filme, que trata Jesus antes de sua crucificação, é falado em aramaico e tem legendas em inglês. Quanto à violência mostrada no filme, Gibson prefere dizer que é " uma maneira realista as últimas horas de Jesus". Jim Caviezel faz o papel de Cristo.

Lideranças protestantes dos EUA apóiam Gibson e seu filme. "Assisti ao filme à convite de Mel Gibson e ele é um retrato poderoso, convincente e fielmente histórico sobre as últimas 12 horas da vida de Jesus," disse o teólogo Robert Hodgson, reitor interino da Associação Bíblica Americana, à BBC Brasil "O filme será um grande evento cultural e espiritual nos Estados Unidos."

Como polêmica pouca é bobagem, o lançamento – que Gibson já disse temer que fosse levá-lo à bancarrota, pois custou US$ 25 milhões, e "arruinar sua carreira" – deve ser um campeão de bilheteria. Mesmo antes da estréia, dezenas de milhares de ingressos já foram vendidos nos EUA. No Brasil, o filme de Mel Gibson tem lançamento previsto para o dia 26/03.

Fonte: http://br.news.yahoo.com/040225/11/ih6n.html 

RETORNAR