Contradições de Paulo?

                                                           NÃO!!!

 

Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, (II Cor. 6:17) – Uniões entre a Luz e as trevas!      

         Eu sei e estou persuadido, no Senhor Jesus, de que nenhuma coisa é de si mesma impura, salvo para aquele que assim a considera; para esse é impura. (Rom. 14:14) – sobre alimentos oferecidos a ídolos – hoje temos os alimentos leiloados em festa religiosa de santos católicos – proibidos ou não; devemos abster-nos, pelo nosso corpo, o templo do Espírito!

Comei de tudo o que se vende no mercado, sem nada perguntardes por motivo de consciência; (I Cor. 10:25) – Ele sabia que nos açougues “judeus” não se vendiam carnes imundas; o problema era carnes sacrificadas a ídolos!      

          ...mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, bem como das relações sexuais ilícitas, da carne de animais sufocados e do sangue. (Atos 15:20).

conservem-se as mulheres caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar; mas estejam submissas como também a lei o determina.  Se, porém, querem aprender alguma coisa, interroguem, em casa, a seu próprio marido; porque para a mulher é vergonhoso (indecente em outra versão - RC) falar na igreja. (I Cor. 14:34-35 RA) – A palavra chave aqui é indecente, pois em Coríntios havia enormes problemas de prostituição, que já estavam atingindo a igreja... 

Ao aplicar a Lei Cerimonial, Paulo estava assim, “preservando” a mulher para que não fosse confundida com “aquelas mais saidinhas”... Solução do Paulo humano, e não uma solução inspirada! Aqui vale uma pergunta: Tudo que Paulo escreveu, foi de inspiração divina? Ele, alguma vez exprimia sua opinião pessoal?

Se, não; veja em sua Bíblia: Aos mais digo eu, não o Senhor: se algum irmão tem mulher incrédula, e esta consente em morar com ele, não a abandone; (I Cor. 7:12). Em outra ocasião ele no desejo de levar a palavra ao meio judeu, “circuncidou” o seu companheiro de ministério, para poder freqüentar aquele local – Atos 16:3; e em outra ocasião Paulo “ouviu” os conselhos dos líderes judeus e preparou-se de acordo com a Lei Cerimonial para poder chegar-se a eles; apesar de que desta vez o seu erro foi fatal – Atos  21:20-31. Este era o Paulo humano... Agora compare com estes textos:

Porque para com Deus não há acepção de pessoas. (Rom. 2:11).

E vós, senhores, de igual modo procedei para com eles, deixando as ameaças, sabendo que o Senhor, tanto deles como vosso, está nos céus e que para com ele não há acepção de pessoas. (Efe. 6:9).

Então, falou Pedro, dizendo: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; (Atos 10:34).

Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo. (Gal. 6:2).

Porque cada um levará o seu próprio fardo. (Gal. 6:5). Pondere, muitas vezes as nossas cargas são as de nosso próximo. Este é o nosso fardo: familiares, filhos, etc. Ajude-os! 

sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado. (Gal. 2:16) – Você leu o livro todo de Gálatas? Sabe a que obra Paulo está se referindo? Sabe em que lei estas obras então incluídas? Leia o Estudo sobre Gálatas!

E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé. (Gal. 3:11). Agora compare:

Porque os simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados. (Rom. 2:13). Afinal, justifica ou não justifica? É evidente que Paulo está falando sobre dois tipos diferentes de leis... E Cristo confirma: Se me amais, guardareis os meus mandamentos. (João 14:15) – a Lei Moral...

Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão. (Gal. 2:21) – a qual Lei, Paulo se refere? Para que servia a lei “inspirada” por Deus e dada a Moisés? E é claro que pelas obras da Lei Cerimonial ninguém se salvou, senão pela fé em uma graça vindoura... Agora leia:

 ...quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível. (& Fil. 3:6). Primeiro Paulo afirma que não há justiça na Lei, e depois diz que há! É claro que na Lei Cerimonial não há justiça (Gal. 2:21), mas na Lei Moral toda a justiça divina (Fil. 3:6). Paulo sabia que a Lei era Santa, Justa e Boa; isto, mesmo depois de sua conversão... (Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom – Rom. 7:12). Percebeu: Paulo reconhecia que havia pelo menos dois tipos diferentes de Leis; uma superada pelo sacrifício da cruz (Cerimonial) e outra eternizada por Cristo (Moral)...

a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. (Rom. 8:4) Percebeu? A Lei Moral é “para” o homem espiritual, já que o carnal a odeia!

Leia o que Paulo falou sobre a Lei Moral:  Dou graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. Assim que eu mesmo, com o entendimento, sirvo à lei de Deus, mas, com a carne, à lei do pecado. (Rom. 7:25). – É mais fácil para o homem carnal, pecar do que seguir uma Lei de Amor...

Volte à Bíblia e Leia: ...e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada,  ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles. (II Pedro 3:15-16).

...aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz, (Efe. 2:15) Afinal Cristo aboliu ou não aboliu a Lei com o seu sacrifício? Claro que aboliu, pois o véu do templo não foi rasgado durante o suspiro final de Cristo? Aboliu a Lei praticada diariamente no templo, que era sombra de coisas vindouras (Col. 2:17; Heb. 10:1).

Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei. (Rom. 3:31). Fica evidente... Paulo falava ora de uma lei – abolida – , ora de outra lei santificada! Leia o que o irmão de Cristo nos deixou: Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança. (Tiago 1:17).

Agora leia outras passagens dele (Tiago) e se você quiser leia todo o capítulo 1 e 2 (contexto) e creia, o  escritor sagrado fora inspirado pelo Espírito Santo!

         Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar. (Tiago 1:25)

Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos. (Tiago 2:10)

Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade. (Tiago 2:12)

Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé.  Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem.  Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante?  Não foi por obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque?  Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou, (Tiago 2:18-22). Amém!

RETORNAR