Autor do Livro dos Sete Reis é Contra Filme de Mel Gibson

Caros irmãos,

Desde que escrevi o livro "Os Sete Reis da Profecia de Apocalipse 17", há 4 anos, procuro não me manifestar, já que fui e sou muito perseguido. Porém este tema, de ver ou não o filme de Mel Gibson sobre Cristo, não me deixou calar.

Com todo amor a quem pensa diferente digo que NÃO!! Não podemos, nem devemos assistir a esse ou a qualquer outro filme. O fato do Espírito de Profecia condenar ou não representações teatrais, no meu ver, neste caso é secundário.

O principal ponto porque digo não, é para mim bastante simples e forte. E, sincera e humildemente creio que, aqueles irmãos que não condenam ver o filme de Mel Gibson, assim o fazem por não ter parado para meditar no que segue. Vejamos...

Cristo não é, por nós, digno de adoração? Embora gerado pelo Pai, não foi por Ele, Pai, feito igual a Deus (Hebreus1:5 Test. Seletos III, 266) e, mesmo DURANTE e depois da encarnação, embora sendo nosso "irmão", toda honra e toda glória deve ser dada a Ele?? (Mateus 2:11 8:2  9:18 13:33 15:25 20:20 28:9 28:17  Lucas 24:52  João 9:38  Apoc. 5:12-14) Vejo que sim, e até aqui creio que todos concordamos: temos a Cristo como Deus.

O "X" da questão coloca-se agora: O SEGUNDO MANDAMENTO DA ETERNA LEI (Ex 20:4-6) NOS PROÍBE FAZER QUALQUER IMAGEM QUE REPRESENTE OU TENHA QUALQUER REFERÊNCIA COM DEUS. Assim, qualquer foto, figura, filme ou ilustração que pretenda representar Cristo é um pecado em si mesma, pois, está pretendendo retratar a Deus, que, repito, diz que não devemos tentar retratá-lo.Não há problema em fazer-se filmes ou pinturas com a imagem de Cristo desde que não o tenhamos por Deus. Mas, repito, não creio ser o nosso caso.

É bem provável que o filme ajude a despertar o interesse de muitas pessoas para o estudo da Bíblia, e, sem dúvida devemos usar esse momento. Mas daí a estimular os irmãos a ver o filme é outro caminho, pois, com todo carinho digo que nada pode invalidar um "assim diz o Senhor". Lembro-me de que na adolescência, não era adventista ainda, e li um livro (Operação Cavalo de Tróia) que hoje sei ser totalmente "nova era" e entretanto me despertou mais vontade de conhecer a meu Salvador. Entretanto não estímulo, por isso, a ninguém que o leia. Nem eu vou ler novamente a ele, pois já tenho à Bíblia.

Outro exemplo. A chamada "semana santa" católica, nada mais é que uma série de rituais pagãos. Porém, abrem muitos corações e Deus pode nos usar nesse momento para falarmos Dele. Mas isso não faz da "semana santa" realmente santa. Nem dá o direito de nós estimularmos os irmãos, que já conhecem a Palavra, a observá-la, nem tampouco irmos, nós, às missas. Deus na sua misericórdia pode usar de tudo para trazer o pecador, ignorante de Sua Lei, para ele, mas, não podemos por isso, transformar erro em verdade.

Entretanto, pode-se dizer: "Mas o mandamento não fala para não fazermos imagens fala para não as adorarmos! Só fazer não tem problema!" Com todo respeito, digo a quem quer que pense assim que, então, não haveria problema em termos estátuas em nossas igrejas, até mesmo de Maria, Pedro, Paulo, desde que não as adorássemos. Lembro também que é este raciocínio que levou a IASD na última Conferência Geral a encher o local da reunião com estátuas  de anjos e até um busto de "Cristo".

Alguns também podem pensar: "Mas e esses desenhos bonitos que mostram a figura de nosso Salvador, como na capa do Eventos Finais?" Com todo respeito respondo que na verdade é o próprio Lúcifer que esta preparando o mundo para quando ele personificar a Cristo. Essas imagens são na verdade formas de demônios, ou do próprio Satanás. Há um livreto de um ex-satanista que, não me recordo o nome no qual ele vê, num templo satânico, uma pintura baseada numa aparição luciférica, e pasmem, é a mesma figura desses "Jesuses" que estão por todo lado dentro e fora da IASD.

É interessante relatar como comecei a me dar conta de que não podemos admitir imagens de Cristo. Começou há 5 anos. Tinha no meu quarto, ainda de solteiro, um daqueles "posters" que, creio, muito irmãos ainda tem, onde estão os Dez Mandamentos e "Cristo" ao lado.

Pois bem, único adventista na família, todo mundo de olho para ver algo errado comigo. Não é que meu irmão mais velho aproveitou um momento em que não estava em casa e, para me tirar um "sarro", nesse "poster" colou um cartaz com uma seta com um dos lados apontando para o segundo mandamento e o outro ia até a pintura de "Cristo" com os dizeres: "Não farás imagens".

Quando cheguei e vi aquilo farisaicamente pensei: "Quem é ele pobre pecador, nada conhece da Bíblia, para fazer isso!" Por outro lado este fato começou a incomodar-me, não tinha resposta ao simples argumento de meu irmão. Até que, por Deus, tive a humildade de admitir: "estou errado". Durante todo esse tempo, a não ser para um irmão ou outro, nunca me pronunciei publicamente sobre essas tais figuras de Cristo, que hoje prefiro chamar, apenas, de "homens de barba". Mas, vendo tantos irmão em erro explícito não me restou outra alternativa senão escrever alertando sobre essa questão.

Ademais, um filme retratando a nosso Salvador tem mais um agravante. Ele nos dá a idéia consciente e principalmente inconsciente de como se portou Cristo, Sua forma de andar, falar, vestir, etc. E quem somos nós ou qualquer outro mortal cineasta para retratar Aquele que foi perfeito. Que olhava perfeito, sorria perfeito, falava com um tom de voz perfeito e amava perfeito. Qualquer filme de Cristo, sem percebermos, grava, em nós, impressões sobre Ele que tem grandes chances de não estarem corretas.

"Mas Deus não quer que imaginemos como foi Cristo?" Sem dúvida, porém para isso nos deu A Bíblia e O Espírito de Profecia. E é com esse material que o Espírito de Deus quer trabalhar em nossas mentes. Se houvesse outra forma de mostrar a Cristo além da palavra do profetas, a Bíblia diria. Mas o próprio Cristo, em João 5:39 nos dis o que "testifica", fala, mostra, apresenta a Ele: "As Escrituras". Disse Ele: "...e são elas mesmas que testificam de Mim".

É interessante lembrar que em nenhum momento a Bíblia relata como era Cristo fisicamente. Seus olhos, sua face, sua altura. Deus fez questão de não deixar nada que desse margem a mais tarde se fazerem figuras. Curioso, também, é o fato de os apóstolos, que conviveram com Ele e tanto escreveram sobre Ele não terem feito ilustrações Dele, de Seu sacrifício, de Sua ressurreição. Porque será que não fizeram? Ora, porque sabiam nitidamente que seria pecado. Sabemos que o uso de imagens começou a ser feito no ano 375, mais ou menos na época em que se inventou o "santo" domingo, a Santíssima Trindade e uma série de doutrinas de demônios. Deus quer que meditemos, sim, no sacrifício de Seu Filho. Mas para tanto já nos deu o suficiente: as Santas Escrituras.

Devemos, sim, estar atentos se algum conhecido nosso através desse filme se interessar por Deus. Porém, apelo aos irmãos, que já entendem que Cristo se revela nas Sagradas Escrituras, que deixemos de lado essas, como diria a irmã White, "invenções de caráter gentílico" e oremos uns pelos outros para estarmos em pé no Grande e Terrível Dia do Senhor.

Saudações em Cristo, Alceu da Silva Oliveira Filho.  

RETORNAR