O Rico e Lázaro:

 

Um texto muito discutido, que aborda um outro assunto (entenda o contexto), mas muito usado por certas denominações que crêem em um tormento eterno, é o que nos diz Luc. 16:22-30 - Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado. No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio. Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama...

Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro igualmente, os males; agora, porém, aqui, ele está consolado; tu, em tormentos. E, além de tudo, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui para vós outros não podem, nem os de lá passar para nós. Então, replicou: Pai, eu te imploro que o mandes à minha casa paterna, porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de não virem também para este lugar de tormento. Respondeu Abraão: Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos. Mas ele insistiu: Não, pai Abraão; se alguém dentre os mortos for ter com eles, arrepender-se-ão. (Lucas 16:22-30).

 

Vamos entende-lo melhor:

 

1 – Uma parábola, usa elementos (certos ou errados) conhecidos para fazer uma analogia... Por exemplo: As 10 noivas! Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo. (Mateus 25:1) É certo ou errado ter dez noivas? Percebeu?

2 – Naqueles dias os judeus tinham incorporado elementos estranhos (paganismo vindo do tempo do exílio em Babilônia) ao Velho Testamento.

3 – Note a incoerência com a realidade quando o rico pede água: "eles" tinham corpo (língua, dedos) e necessidades físicas (sede).

4 – O espiritismo (satanismo) já estava operando (comunicação com "os pretensos" mortos).

5 – O contexto esta afirmando que para a salvação (a vida eterna) as suas obras (riquezas) não são suficientes... e portanto, não só as obras (muito realizada – hoje – pelos espíritas) mas também o cumprimento das leis (a Lei e a Fé em Jesus Cristo...).

6 – Você gostaria de receber a vida eterna com Cristo, se "de lá" você ficasse vendo "o tormento eterno" de, por exemplo, sua mãe (caso ela não recebesse a salvação)? Afinal, que "Deus" é este que permite o sofrimento até mesmo dos seus filhos salvos?

 

A Bíblia cita casos de pessoas especiais a quem Deus deu um tratamento também especial... A estes, a bíblia é clara em citá-los; vejamos alguns:

 

Enoque; que em sua "juventude" (apenas trezentos e sessenta e cinco anos...) foi resgatado por Deus... Gen. 5:23e24 e Heb. 11:5.

Moisés, que foi impedido (pela sua transgressão: Nun. 20:10-12) de entrar na terra prometida, imediatamente após a sua morte... Jesus (o arcanjo Miguel) o resgatou para a vida eterna – Judas 9.

Elias, que após cumprir toda missão a ele delegada, subiu aos céus (testemunhado por Elizeu, o qual recebeu, por sucessão, todo o dom divino dado a Elias ) em uma carruagem de fogo, enviada por Deus... II Reis 2:11.

E, no monte da transfiguração (Mat. 17:1-6), Pedro, Tiago e João viram Moisés e Elias, não em espírito, mas em alma viva... Compreendeu? Não?

Então, pela Bíblia vejamos o que significa alma: Em Gênesis 2: 7 temos que Deus criou o homem do pó da terra (corpo), deu-lhes o "fôlego de vida" (espírito) e o homem tornou-se uma alma vivente (no hebraico: nephesh chaiyah); ou seja: corpo + espírito = uma alma vivente...

E somente ao homem, Deus chamou "uma alma vivente"? Não. A tudo que vive! Veja Apoc. 16:3; Gen. 1:30. Então, somente ao homem, Ele deu o "fôlego da vida"? Também não! Veja Gên. 7:21e22... Então, o quê nos diferencia das demais criaturas?

Três coisas: 1 – ELE próprio, do pó nos criou... Gen.2:7; 2 – Nos fez à Sua Imagem e Semelhança... Gen. 1:27 e 3 – Nos deu o livre arbítrio (a liberdade de escolha; que nos permitiu escolher "o pecar").

Portanto, tanto o homem como os animais – isto sabemos – morrem, pois o mesmo "fôlego de vida" dele sai por ocasião de sua morte: Ecl. 3:19.

Então, pela Bíblia, como é definida a morte?

Quando Deus criou o mundo, Fez o perfeito... E Viu que era bom... (Gen.1:31). Não havia morte... Veio então a transgressão, e por este único homem entrou o pecado no mundo e junto com o pecado a morte... Rom. 5:12.

Desde então, durante o curto espaço de tempo em que estamos "vivos", temos que sofrer as conseqüências do "ato de Adão". Temos as doenças, as tragédias, as calamidades, a morte de entes queridos – todas armas de Satanás, o grande acusador – etc. E, não seria então um pouco injusto, uns serem "levados" antes que outros o fossem, isto é, ficarmos aqui mais um pouco, enquanto outros já estão vivendo com Cristo (ou no "inferno")?

E é justamente por isso que Deus permitiu a morte, não como "uma passagem desta para melhor" e sim como um estado intermediário entre esta vida e a vida eterna com Ele. Um "lugar" de espera... onde todos esperam. Repito, que todos esperam – Heb. 11:40 "por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados". Percebeu? A Bíblia não diz que vamos direto para o Céu, após um julgamento imediato (nem mesmo Abraão já subiu aos céus – veja Hebreus 11)...

Estaremos aguardando, como nossos antepassados, inconscientemente em uma sala de espera...

Mas, então como é esta "sala de espera"?

Jó a descreveu assim: Mas, se eu aguardo já a sepultura por minha casa; se nas trevas estendo a minha cama; (Jó 17:13).

Podemos perceber que desde a "antiguidade" a morte é descrita como um "dormir". Veja: Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. (1 Ts 4:13).

Em outra passagem, Paulo cita a mesma figuração, referindo-se à Cristo: Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. (1 Cor. 15:20), mostrando com isso, ser Cristo o principal dos que "dormiram e acordaram..."

E, o próprio Senhor Jesus Cristo, usava este sentido figurado para a morte: Isto dizia e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo. (João 11:11) e no verso 14, João complementa: Então, Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu.

Podemos pensar então, que dormimos em um estado consciente? O Salmista responde no capítulo 146, verso 4, assim: Sai-lhes o espírito, e eles tornam ao pó; nesse mesmo dia, perecem todos os seus desígnios. Leia também Eclesiastes 9:5 e 6.

Não! A morte é um sono inconsciente... Jó 14:21. Para ele (o morto) o tempo não existe! Não importando se, por exemplo, passou 5.500 anos de sua morte... para ele será como um piscar de olhos... e estará com Cristo; todos nós, simultaneamente...

Se assim não fosse, imagine se lá na sepultura, estivéssemos vendo o sofrimento dos nossos entes queridos, aqui nesta vida... que tormento seria esta espera!

E em nenhum lugar, a Bíblia se refere à alma como uma entidade imortal (ela só subsiste quando da união do corpo com o espírito, proveniente de Deus), capaz de viver independentemente de nosso corpo... Você já leu Eclesiastes 12:7? Lá você verá o processo inverso da vida, ou seja, o que acontece quando morremos: e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu...

Mas, conforme Eclesiastes 12, na ressurreição nossos corpos não estarão misturados ao pó da terra? Sim... mas você não acha que Deus não tenha a nossa "receita" guardadinha em seus "arquivos"? Não restaurou completamente Lázaro, que já estava em estado de putrefação? – João 11:39.

E o espírito? Exceto, em algumas passagens incoerentes, onde o "príncipe deste mundo", através de seus anjos satânicos, quer nos fazer crer que os espíritos venham comunicar-se conosco, almas viventes... a Bíblia é clara em afirmar que o espírito é de Deus e a ele retorna. Mas, por exemplo, analise I Samuel 28:3-25 e responda com quem Saul conversou? Veja que aquele pretenso Samuel acertou sobre os resultados daquele dia a seguir... E aquela "visão" levou Saul ao desespero... levando-o ao suicídio... Ponto para Satanás!

E a morte? Sabemos que o homem foi criado com imortalidade condicionada ao não pecar, e que somente após a segunda volta de Cristo – dentro em breve! – ele, o vencedor – receberia a imortalidade... Isto indica que todos seremos ressuscitados conforme I Cor. 15:51-54 "Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória".

Este texto, também explica I Cor. 15:50 - Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção; apesar de que o próprio contexto isto confirma, ou seja; este corpo miserável, corrupto, pecador, que nem mesmo a face do Senhor pode encarar (Adão, antes do pecado, podia...), não subirá aos céus, como Jesus Cristo Subiu!

Mas este texto é muito usado para os que querem que o céu seja somente para os espíritos bons, não em carne e osso... Será que Deus, ao nos criar, ERROU em nossa constituição física e terá que nos modificar – só espírito – para subirmos aos céus, como seus filhos... Não somos Sua semelhança? E para os ímpios, o inferno!

Mas, o que é inferno?

Em nossa cultura (paganizada) a palavra inferno, significa um lugar de tormento eterno, mas no original hebraico (sheol) ou no original grego (hades) ela indica, entre outras coisas, um lugar escuro, côncavo, subterrâneo, empregado como sepultura. Por isso, em algumas versões bíblicas temos a sua tradução por inferno, em outras, traduzidas por sepultura e até algumas versões modernas nem mesmo a traduzem, deixando como está no original (sheol – lugar de silencio).

Também grande confusão – conclusões – traz a palavra "eterno" (tormento eterno). Muitos a transformam em "para sempre", não querendo (para acomodar a sua teoria humana) verificar, histórica e biblicamente o seu real significado... E, após analisarmos com imparcialidade poderemos ver que:

1 – Eterno significa impossível retornar, refazer, voltar atrás,etc. Ex: A chama de um fósforo, após queimar totalmente o seu "combustível", ela se apaga "eternamente"; ou seja: não dá para reacendê-la... Por outro lado, não pode ser "extinto"... é impossível apagá-lo, imediatamente após riscá-lo (enquanto a "pólvora" lá estiver).

2 – Sodoma e Gomorra ainda queimam até hoje, já que foram destruídas pelo "fogo eterno"? – Judas 1:7.

3 – E, em Malaquias 4:1 (Pois eis que vem o dia e arde como fornalha; todos os soberbos e todos os que cometem perversidade serão como o restolho; o dia que vem os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo), entendemos que os ímpios serão totalmente destruídos, sofrendo as conseqüências dos seus atos... eternamente destruídos, pois sofrerão eternamente o castigo, prometido mesmo antes das suas transgressões... Ou seja: definitivamente!

Portanto, quando você ler textos ou versículos bíblicos e encontrar a palavra inferno, mentalmente substituam por sepultura; a palavra alma por vida; e quando encontrar fogo eterno entenda "aquele que queima totalmente" ou seja: de resultados eternos (pois este provém do Eterno), irreversíveis... e veja como isto facilita o seu entendimento...

Agora que você já tem elementos e significados suficientes para compreender, leia Apoc. 6:8e9: "E olhei, e eis um cavalo amarelo e o seu cavaleiro, sendo este chamado Morte; e o Inferno (a Sepultura) o estava seguindo, e foi-lhes dada autoridade sobre a quarta parte da terra para matar à espada, pela fome, com a mortandade e por meio das feras da terra. Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas (vidas) daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam..."

Você acha difícil, para Deus, mostrar um "vídeo-tape"...? Pois em visão, Ele não mostra fatos que já aconteceram e fatos que virão no futuro? Veja as profecias em Daniel (leia também o próximo estudo desta série especial: Dons Espirituais). Para ele (Daniel), eram visões "seladas" para um futuro distante... Para nós, profecias "abertas" e realizadas em quase sua totalidade, faltando praticamente, somente Cristo voltar nas nuvens e então, todo o olho o verá! Apocalipse 1:7. Ficou claro? Amém!

RETORNAR